Outros Fatores

 

 Umidade -  Um outro fator de interesse é a umidade dentro de um determinado ambiente. Quanto mais úmido maior a possibilidade de estarmos criando fungos, bactérias e outros organismos. Quanto mais seco maior a possibilidade de estarmos criando um ar ionicamente carregado. Uma umidade natural e mediana é o ideal para nosso organismo.

 Temperatura -  A temperatura e a umidade andam de mãos dadas. Nem muito quente, nem muito frio é o ideal. No calor, que a casa esteja fresca. No inverno, que esteja cálida. Esta é a regra geral. Nosso organismo necessita que tenhamos uma temperatura agradável para que gaste sua energia com outros processos que não apenas a manutenção da temperatura ambiental.

 Som - Principalmente nos grandes centros urbanos o som, ou melhor dizendo, a poluição sonora, é uma grande inimigo dos seres humanos. Buscar uma casa com sons naturais, de pássaros e insetos, sons da natureza é muito importante, e evitar grandes áreas de trânsito terrestre e aéreo, longe das buzinas, freadas e pousos e decolagens de aviões é fundamental para que nossos sono seja perfeito, que nosso cérebro esteja descansado e atento e principalmente para que nosso nível de estresse seja baixo. Quando isso não é possível, investir em equipamentos anti-ruídos é uma boa idéia!

 Radioatividade - Alguns materiais de construção podem conter radioatividade, principalmente os de origem róchea, como concreto e algumas pedras de acabamento. Porém não há uma regra e é importante que um profissional experiente no assunto faça as medições adequadas do concreto ou da pedra específica para saber seu nível de radioatividade e dizer se é um material saudável ou não.

A radioatividade pode causar danos físicos ao nosso organismo e levar a doenças degenerativas como o câncer.

 Proporções - Todo o universo está construído de acordo com normas rígidas, embora amplas, de proporções e formas. Não é à toa que todos os planetas são esféricos, que a maioria das sementes são ovaladas e assim por diante. Nossas construções deveriam expressar formas e proporções em harmonia e ressonância com o universo que a circunda, de outro modo nossa residência e tudo o que ela abriga seria um ponto dissonante num todo equilibrado. A arquitetura contemporânea com a valorização do "diferente" muitas vezes perde estes princípios de vista e, apesar de serem obras esteticamente interessantes, produz-se habitações insalubres e desarmoniosas.

Ergonomia - O mesmo é valido para o mobiliário, embora o termo ergonomia já venha sendo usado e aplicado mais amiúde, principalmente devido à relação direta entre mobiliário e problemas do sistema motor, conhecidos com LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Materiais de Construção - Como podemos observar, todos estes fatores acima descritos estão intimamente relacionados com os materiais que vamos utilizar em nossas construções, pois eles determinarão o nível de contaminação do ar, maior ou menor quantidade de ruídos, a intensidade e quantidade de iluminação natural, a integridade do campo magnético e até mesmo as formas da edificação, dependendo da sua plasticidade. Portanto uma escolha de materiais tendo em vista a sua salubridade é fundamental quando queremos viver em uma Casa Saudável.