Luminosidade

 

A nossa iluminação deve ser o mais natural possível. A iluminação natural provinda do sol é responsável pela produção de Vitamina D - cuja função é a absorção de cálcio e fósforo - e também pela produção de serotonina - hormônio responsável por atividades cognitivas (intelectuais), regulação do ciclo circadiano (dia e noite) e que atua diretamente nos estados de bem estar e bom humor humanos.

A iluminação artificial, principalmente a iluminação fria provinda de lâmpadas fluorescentes falha em prover o componente amarelo da luz que desencadeia os processos citados acima. Além disso, a iluminação fluorescente pode emitir raios ultra violetas, aumentando os riscos de um indivíduo que recebe a irradiação contrair câncer de pele.

A falta de iluminação em determinadas ocasiões também é importante. À noite, permanecer em um quarto escuro, sem iluminações artificiais, é fundamental, já que nosso corpo é adaptado ao ciclo da terra, de dias e noites. Romper esse ciclo, chamado circadiano, faz com que o nosso organismo deixe de funcionar da maneira adequada e assim abrimos o caminho para doenças e mal funcionamento do nosso organismo.