IBG - Instituto brasileiro de geobiologia

 

O IBG foi criado por Allan Lopes em 2006. A idéia era passar a uma organização de pessoas, e não apenas a um único indivíduo, a tarefa de disseminar os conceitos da casa Saudável.

Desde então o IBG vemassumindo esta tarefa através de congressos, palestras, programas estudantis e de capacitação profissional.

Seu site na web é: www.geobiologia.org.br

O IBG se define por:

 

Missão


Nossa missão é ser referência como centro de geração e difusão de informação e conhecimento acerca dos conteúdos de geobiologia, Biologia da Construção e Ar-te Zahorí, gerando valor para a sociedade e colaborando para a criação de uma consciência crítica, sustentável e ecológica.


Visão de mundo


Entendemos que um mundo sustentável e socialmente justo somente é possível se pessoas e profissionais que nele existem possuírem tais conceitos arraigados à sua prática diária.

Razão de existir


 
 
Criar e implementar atividades de ensino e ações acadêmicas e sociais que pro-movam a Geobiologia, a Biologia da Construção e a Arte Zahorí, bem como a de-fesa, preservação e conservação do meio ambiente e a promoção do desenvol-vimento sustentável.
 
 
 

 

Crenças

 
 
 
O IBG acredita que promover a difusão de conhecimentos e técnicas a respeito da Geobiologia, Biologia da Construção e Arte Zahorí configura-se numa valiosa contribuição para a melhoria da saúde e do desenvolvimento integral do ser hu-mano e sua integração com planeta.
 

A Organização


O Instituto Brasileiro de Geobiologia, Biologia da Construção e Arte Zahorí (IBG) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2005 como um processo natural de desenvolvimento das atividades de divulgação da geobiologia promovidas por seu fundador, Allan Lopes Pires.

O motivo de sua fundação foi a necessidade em divulgar dar respaldo e imple-mentar os estudos de Geobiologia nos meios acadêmicos e sociais, o que se tor-na efetivo no ano de 2005 com a união de pessoas compromissadas com o tema.

O IBG, desde o início de suas atividades, vem desenvolvendo junto a pessoas fí-sicas e jurídicas, empresas, residências e universidades, a realização de diversos eventos no Brasil. O Instituto financiou 4 eventos que trouxeram palestrantes estrangeiros para ministrar cursos no Brasil, promoveu a viagem de 60 alunos à Europa a fim de que se aprofundassem nos estudos de geobiologia. O IBG é res-ponsável pela organização do I Congresso de Geobiologia e Biologia da Constru-ção em setembro de 2006. Apoio e patrocínios a obras literárias e teses de gra-duação e pós-graduação sobre temas voltados à geobiologia fazem parte de nos-sa rotina.

 
 

 

O IBG tem como objetivos estatuários:



• O estudo, a pesquisa, o desenvolvimento de novas técnicas e metodologi-as associadas à Geobiologia, Biologia da Construção, Arte Zahorí, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
• A divulgação destes conhecimentos nos meios acadêmicos, e sociais;
• A formação e a capacitação de profissionais nas áreas de Geobiologia, Biologia da Construção, Arte Zahorí, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
• A defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável;
• A assistência Social.

O IBG mantém-se completamente alheio a envolvimentos ou manifestações polí-ticas, religiosas ou de ordem pessoal, respeitando as opiniões e crenças que a lei admitir.


O IBG no Mercado Atual


Mundialmente, os países onde a Geobiologia encontra expressão na sociedade, co-mo Alemanha, Espanha e França, possuem institutos nacionais que agregam e or-ganizam as atividades e os parâmetros dos assuntos relacionados à Habitação Sau-dável. No Brasil a completa inexistência desses institutos coloca o IBG em posição de pioneirismo e vantagem real no intuito de atingir sua missão e objetivo.

 

 
 

Responsabilidade Social

 
 

Habitação Saudável é um termo criado pela Organização Mundial de Saúde pa-ra descrever que a construção da edificação atua diretamente como agente da saúde de seus moradores. A existência do IBG e a execução de suas atividades por si só já denotam uma profunda e intensa atividade de responsabilidade soci-al, uma vez que casas e edifícios criados sob seus parâmetros promovem saúde e bem-estar aos indivíduos, auxiliando conseqüentemente, a existência de uma sociedade saudável e mais justa.

A criação e implementação da profissão de geobiólogo e a especialização em Ge-obiologia por parte da Arquitetura e Engenharia Civil gera trabalho, emprego e renda para inúmeros profissionais.

Além disso, procuramos gerar renda, trabalho e especialização profissional à in-divíduos de classes menos favorecidas de nossa sociedade ao ensinarmos técni-cas de habitação saudável desconhecidas pelos profissionais da construção brasi-leira.

 

 

Política de Meio Ambiente


 

A Geobiologia cuida do meio ambiente ao estudar, divulgar e implementar os conceitos de Habitação Saudável. Dentro deste conceito uma edificação só é saudável se gera bem estar e saúde não apenas para os moradores, como tam-bém para o planeta. Portanto o IBG incentiva os profissionais envolvidos na construção civil a utilizarem materiais ecologicamente corretos e sustentáveis para o planeta deixando o mínimo de resíduos tóxicos no interior do edifício ou na natureza.

Através dos trabalhos desenvolvidos pelo IBG estamos criando uma consciência crítica para a urgência que existe pela conservação do planeta.Queremos que nossos públicos percebam que a necessidade de preservação ambiental e huma-na é fundamental para a manutenção da vida.