Estudante Sustentável

Allan Lopes é o criador, coordenador e principal patrocinador do Programa Estudante Sustentável.

 

O site web do programa é: www.estudantesustentavel.org.br

O Programa se define por:

Apresentação

Gerar um mundo sustentável e socioambientalmente responsável é sem dúvida alguma o grande desafio do século XXI. A maioria dos problemas que nosso planeta e os seres humanos vêm enfrentando na atualidade possui sua origem na maneira como projetamos e construímos nossas moradias e cidades, no modo como organizamos nossas atividades diárias, no uso excessivo de matéria-prima não renovável e numa prática ineficiente para lidarmos com nossos resíduos físicos e mentais, subprodutos de um sistema de produção ultrapassado.

A humanidade hoje caminha para a sustentabilidade, para criar padrões onde a vida possa ser autogerida e renovável e as desigualdades sociais possam ser amenizadas através de ações governamentais e da sociedade civil.

Mecanismos de geração de idéias, ensino e pesquisas sobre a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental são a saída mais duradoura e positiva para se produzir resultados eficazes no curto, médio e longo prazos, fazendo que estes conceitos tornem-se verdadeiramente realidade.

O Programa Estudante Sustentável é uma iniciativa já em funcionamento, do Instituto Brasileiro de Geobiologia, Biologia da Construção e Arte Zahorí (IBG), com o apoio de diversas universidades e centros de ensino brasileiros e internacionais e visa facilitar o acesso de estudantes de graduação e pós-graduação aos conceitos e práticas de sustentabilidade, Geobiologia, Biologia da Construção e Ecologia (atualmente o IBG atende de 10 a 20 estudantes mensais, numa fase experimental e bem sucedida do programa apresentado).

  

Conceituação

 

Um mundo sustentável e socialmente justo somente será possível se os profissionais que nele atuam possuírem tais conceitos arraigados à sua prática diária. Apresentar estes conceitos na fase em que esses profissionais ainda estão se preparando para o mercado de trabalho parece ser a solução mais eficaz para garantir, num futuro próximo, a realidade de um mundo melhor.

O Programa Estudante Sustentável funciona em um triângulo que acolhe e nutre os estudantes. Numa das pontas deste triângulo está o IBG provendo centros de estudo e pesquisa, cursos e profissionais capacitados para ensinar conceitos e práticas de sustentabilidade, Geobiologia, Biologia da Construção e Ecologia. Na segunda ponta temos as instituições de ensino públicas e privadas que enviam seus alunos ao IBG e reconhecem a carga horária desprendida nas suas dependências e o conteúdo das matérias ensinadas como válidas para suprir créditos de matérias e estágios curriculares. O terceiro ponto que equilibra o triângulo é a iniciativa privada, fundações de apoio e os fundos governamentais, que provêem os recursos para que o IBG possa manter a estrutura e os profissionais adequados a fim de executar as tarefas propostas, fechando assim um círculo virtuoso onde sempre mais e mais alunos, futuros profissionais, poderão aprender e aplicar os conceitos de sustentabilidade, objetivando a criação de um mundo mais equilibrado, responsável e justo.