Autoecologia na prática

Autoecologia na prática. Em breve teremos um curso gratuito on line, e também vivências gratuitas e workshos nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Juíz de Fora. Mantenha-se atualizado visitado sempre este site! 

- Comece por reaprender a respirar. Tire 3 minutos por dia para simplesmente observar a sua respiração. Não tente modificá-la, aprofundá-la, melhorá-la. Simplesmente observe sua respiração. Ao abrir espaço para seu corpo, sua natureza retomará a respiração correta ao longo do tempo.

- Economize energia. Os momentos em que mais perdemos energia são nas discussões emocionais. Faça uma lista das situações que te retiram energia. Releia-a várias vezes até ser capaz de lembrar da lista quando a situação acontecer. Neste momento simplesmente abandone a discussão. Acalme-se e deixe para voltar ao assunto quando estiver mais calmo, menos quente.

- Não se importe com a opinião alheia. Por exemplo, ao seguir a sugestão acima e abandonar uma discussão no meio, não se importe com o que irão pensar de você, que você é uma pessoa fraca, incapaz de sustentar um argumento, etc. Estas são questões menos importantes quando se trata de preservar a natureza.

- Recicle idéias e conceitos. Faça uma lista das coisas que você acredita e das coisas que você discorda no mundo. Em seguida repense sobre cada item e veja se realmente devem ser fortalecidos em sua vida ou se devem ir para a reciclagem interior.

- Crie diversidade. A base da ecologia, da sustentabilidade é a diversidade. Encontre novos caminhos para ir ao trabalho, mude a rotina, permita-se modificar padrões. Experimente coisas que você a princípio não gosta. Por exemplo, utilize uma roupa que você jamais usaria, que não combina com seu jeito, que não é a cor que você mais gosta, ou coma um prato que você sempre detestou. Muitas vezes isso servirá apenas para reforçar suas crenças anteriores. Porém em alguns casos você descobrirá coisas novas a respeito de si e se verá aberto a experiências novas. E sua natureza estará mais forte sendo mais diversificada do que uma monocultura de um só tom.

 

- Use iluminação natural. Você já leu muitos livros e conheceu muitas pessoas. Provavelmente a sua própria profissão está embasada em conhecimentos deixados por outros ao longo do tempo. Você possui mais informação que todos os sábios do passado. Mas está na hora de você usar a luz que vem de dentro. Faça algo que você idealizou. Seja na infância quando sua natureza era mais viva, ou mesmo agora, que você teve uma idéia “maluca”. Execute a sua criação, manifeste a sua luz. Que direito você possui de abafar a Luz da consciência que o universo te presenteou? Escreva aquele livro, rabisque aquela parede, desenhe aquela nave espacial, pendure-se de cabeça para baixo naquela árvore. Deixe fluir. Faça pelo prazer de fazer e não se importe se o livro nunca for publicado, ou a nave nunca for construída. Isto é para os outros, faça primeiro para você.

- Jamais se esqueça do “Poder do UM”. Sim, você faz a diferença.