natureza preservada é a proposta da autoecologia

Jornal o Tempo - Belo horizonte - 13 de julho de 2010

Caderno: Esotérico

Por Ana Elizabeth Diniz

Chamada: Autoconhecimento. Técnica propõe aumentar a quantidade e a qualidade da energia pessoal.

Legenda da foto: Vivência. Durante um workshop, os alunos aprendem exercícios físicos e a prestar mas atenção no su comportamento, no cotidiano e nas próprias escolhas, para aumentar a energia.

Sistema ensina a liberar as energias que engessam a essência humana

Voce já prestou atenção no tanto de energia pessoal que joga fora o tempo todo? Estresse no trânsito, nas intermináveis filas em bancos, supermercados, no trabalho. Conversas normais e discussões avassaladoras energeticamente. Estamos na era da sobrevivência.

Para reverter esse processo, ou melhor, para dar mais consciência sobre essa dinâmica perversa do existir, Allan Lopes, 34, formado em geobiologia na Espanha e Estados Unidos, autor do livro “Geobiologia – A Arte do Bem Sentir” e criador da autoecologia, estará em Belo Horizonte para ensinar sobre esse conceito de que todos possuímos uma natureza individual que deve ser preservada.

“Autoecologia é um sistema desenhado para aumentar a quantidade e qualidade da energia pessoal. Possuímos muitas fontes de energia e muitos locais onde a perdemos. Aumentar a energia significa parar de perder, por um lado, e começar a aumentar as fontes de energia”, ensina Allan.

Na prática, explica ele, a autoecologia se traduz em exercícios físicos diários, mudanças de comportamentos, atenção em relação às rotinas e um trabalho específico, personalizado, sobre as fontes individuais de energia e os bloqueios e perdas que cada pessoa possui. Tudo isso de uma forma fluida e natural, que vai se encaixando na vida sem ser mais um item de estresse e preocupação. Afinal, o objetivo é ter mais energia e não mais coisas para fazer”.

Allan lembra que nós somos os únicos responsávis por nossa vida, por nossa felicidade. “Assumir a posição de vítima pode ser interessante no ponto de vista psicológico, mas no ponto de vista energético a situação não muda. Se estamos sem energia isso é um fato, quer estejamos corretos ou não. Qualquer invasão energética se dá por uma permissão nossa, ou porque estamos fracos e não tivemos a capacidade de perceber o meio ou as outras pessoas atuando sobre nós. Então, sempre que algo nos tira a energia, em última análise, a responsabilidade é pessoal, e nos devolve a questão prática que é a necessidade de se ter mais energia para que aquilo não ocorra novamente”.

Dentro desse conceito, como é considerada a autossabotagem? “Ela se dá exatamente pela falta de energia. Até mesmo caminhar, descansar e viajar, são atividades que nem sempre sabemos se queremos ou não. Lá no fundo, simplesmente as compramos porque todo mundo diz que precisamos fazer isso e aquilo. Esse é o início da perda de energia, fazer algo porque alguém disse que é certo, e não o nosso próprio interior. Uma vez que as ações venham de dentro não é necessário incentivo, não há sabotagem”, defende Allan.

Mas então porque não temos energia para deixar essa natureza, essa essência individual se expressar? “As ações do dia a dia consomem toda ela não deixando nada para a vida verdadeira, real, apenas para a sobrevivência, para o cumprimento das atividades e deveres sociais, que incluem não apenas o trabalho, mas até mesmo o descanso. É impressionante quanta energia perdemos quando estamos teoricamente descansando”, ensina Allan.

A autoecologia contempla o sagrado que existe em cada ser. “A proposta não é apenas a espiritualidade, mas o indivíduo integral. Nosso foco está em aumentar a energia da pessoa e isso pode beneficiá-la inclusive, espiritualmente”,finaliza Allan.

O passo a passo

Reconhecer que a vida é preoporcional à quantidade e qualidade de energia que possuímos, deixar de perder e desbloquear a energia encontrando novas fontes energéticas.

Para casa

Comece por reaprender a respirar. Observe sua respiração por três minutos, sem modificá-la. Ao abrir espaço para seu corpo, sua natureza retoamará a respiração correta ao longo do tempo.

Benefícios

Aumento da energia

Desbloqueio dos processos energéticos

Acesso à natureza pessoal

Equilíbrio das emoções confusos

 

Agenda

O que: curso de autoecologia

Quando: 24 de julho das 9 as 17h

Informações: www.autoecologia.com.br ou pelo telefone (31) 9408-0180

Ps por Allan Lopes: Agradeço à Ana, por esta excelente matéria sobre nosso assunto tão querido!